sábado, 27 de julho de 2013

RESENHA: Morte na Flip - Paulo Levy

   Título: Morte na Flip
   Autor: Paulo Levy
   Ano: 2012
   Páginas: 266
   Editora: Bússola
   Avaliação: 4,5 / 5

Sinopse    

Vai começar a Flip – Festa Literária Internacional de Palmyra, um dos eventos literários mais charmosos do mundo. Na décima edição da festa e com a cidade cheia, o delegado Joaquim Dornelas está dividido entre a alegria e a preocupação. Para ele, quanto mais gente e mais festa, maior a chance de confusão. E é claro que o inesperado acontece, momentos antes do show de abertura: Dornelas se vê diante de uma cena que põe a si mesmo e a sua equipe, em estado de alerta. Um crime é cometido no início da madrugada. Pressionado pelo chefe e pela imprensa, nesta nova e saborosa aventura, Dornelas se vê envolvido numa complexa rede de fatos e intrigas que procuram desviar o rumo da investigação e confundir a polícia. Embalado por sua amizade colorida com Dulce Neves, por doses de sua cachaça favorita, por seu empenho como pai à distância e por seu mingau de farinha láctea, o delegado Joaquim Dornelas mais uma vez usa de aguçada intuição e incrível faro policial para desvendar mais um complicado crime. ​

"...refletiu sobre o tempo que dedicara, em toda a vida, á elucidação de crimes cometidos por razões no mínimo estúpidas, porém humanas: dinheiro, poder ciúmes, inveja, avareza, pura maldade. E no melhor dos casos, se é que isso é possível: amor. " O ser humano é um bicho muito estranho", concluiu. "

Comentário

Durante a festa literária internacional de Palmyra (Flip), uma gringa é encontrada morta com furos nas costas. Próximo do local, um homem também é encontrado morto, com um ferimento profundo na cabeça. Em mais uma investigação, o delegado Dornelas tentará descobrir e por o assassino atrás das grades.
    Para amantes da série CSI, indico altamente esse livro. Digo isso porque sou fã da série e acabei virando também, fã do autor que é talentoso e tem ideias incríveis. As mesmas sensações que sinto assistindo um episódio, senti lendo o livro: curiosidade, ansiosidade, humor. E assim como no episódio, acabei participando, juntando pistas, informações e tentando entender os assassinatos. A trama realmente nos prende.
    Amo livros que envolvem policiais, investigação, mistério, e finais surpreendentes. Com essa obra, pude me divertir bastante. Em especial, com o protagonista Joaquim Dornelas, um delegado viciado em chocolate e café. O autor vai além dos assassinatos e mostra o lado social do delegado, que é bastante corrido, além das questões familiares.
   Em momento algum fiquei entediado com a leitura. Pelo contrário, me interessei por cada página. A cada capítulo a ansiedade aumentava, a fim de chegar no final e descobrir as revelações. E que revelações em!
   O final é uma reviravolta maluca, me surpreendeu. Os personagens são incríveis, com uma narrativa incrível. Revelações surpreendentes. Super recomendo.

 Já leu? Vai ler? Comentem...