domingo, 29 de janeiro de 2017

Resenha: A Desconstrução de Mara Dyer - Michelle Hodkin

A Desconstrução de Mara DyerTítulo: A Desconstrução de Mara Dyer
Autora: Michelle Hodkin
Páginas: 375
Editora: Galera Record
Avaliação: 3 / 5

Sinopse

Um grupo de amigos... Uma tábua ouija... Um presságio de morte. Mara Dyer não estava interessada em mensagens do além. Mas para não estragar a diversão da melhor amiga justo em seu aniversário ela decide embarcar na brincadeira. Apenas para receber um recado de sangue. Parecia uma simples piada de mau gosto... até que todos os presentes com exceção de Mara morrem no desabamento de um velho sanatório abandonado. O que o grupo estaria fazendo em um prédio condenado? A resposta parece estar perdida na mente pertubada de Mara. Mas depois de sobreviver à traumática experiência, é natural que a menina se proteja com uma amnésia seletiva. Afinal, ela perdeu a melhor amiga, o namorado e a irmã do rapaz. Para ajudá-la a superar o trauma a família decide mudar para uma nova cidade, um novo começo. Todos estão empenhados em esquecer. E Mara só quer lembrar. Ainda mais com as alucinações - ou seriam premonições? - Os corpos e o véu entre realidade, pesadelo e sanidade se esgarçando dia a dia. Ela precisa entender o que houve para ter uma chance de impedir a loucura de tomá-la.

Comentário

A Desconstrução de Mara Dyer é o primeiro de uma trilogia. Possui leitura fácil e que prende a atenção por se tratar de temas como o sobrenatural, suspense e mistério, mas alguns pontos incomodaram bastante. Citarei cada um.


Pra começar, posso dizer que os temas chamam bastante atenção do público juvenil e jovens (Y.A.) e realmente foi escrito para os mesmos, mas acredito que a autora exagerou no quesito "fazer história para jovens e adolescentes", pois muitas vezes, soa infantil. Eu esperava algo mais adulto, já que a capa e a sinopse passam essa impressão.

Confesso que muitas vezes quis abandonar o livro pois ele não foi exatamente o que eu esperava e a história não supera a sinopse que é muito convidativa e sombria. A ideia principal da obra soa extremamente interessante e já faz com que o leitor forme um contexto digno de filme de terror na mente. Não é exatamente o que acontece durante a leitura, mas um possível final avassalador me fez querer continuar.

A personagem principal é Mara e o livro é inteiramente narrado na visão dela/por ela. Confesso que não gostei muito da mesma, pois ela é muito chata e de difícil convivência com todos ao seu redor. Faz o tipo adolescente problemática, egoísta e intocável e muitas vezes soa infantil. Se pessoas gostam de ser agradadas e cativadas, Mara não.

Outro personagem que não me agradou é o Noah, pois ele é construído pela autora de um modo clichê e perfeitinho, que ri a todo momento e nunca se irrita com nada, principalmente como Mara. Como é possível?

Resultado de imagem para mara dyer fan artA autora pecou em não descrever um pouco mais os personagens secundários, Por exemplo, não sabemos o nome do pai da Mara e somente no final é revelado seu nome, além de não termos muita noção de como ele é. Outros personagens como os irmãos de Mara e seus amigos são pouco trabalhados. Apesar disso, é fácil de se apegar aos personagens principais.

Quando se inicia a leitura do livro, há muitas teorias em mente do que poderá acontecer com a protagonista, mas a cada capítulo há muita confusão na mente de quem lê, pois a autora exagera no mistério por trás da trama e deixa o leitor sem ter a mínima noção do que é verdade e o que é alucinação na cabeça da Mara. Dessa forma, fica algumas questões soltas no ar. É certo que a autora quis causar mistério, mas acredito que o exagero afetou um pouco a trama.

Outro ponto é que a história do livro acontece de uma forma um pouco impossível, visto que há muitas injustiças e coisas que fogem da lógica. A impressão que tive é de que a sociedade do livro não é a mesma da realidade, pois os personagens possuem temperamento calmo e frio a quase todo momento e ninguém parece se importar muito com as mortes que acontecem.

Há romance no livro, entre a Mara e o Noah que não me agradou muito, pois o que é naturalmente considerado conturbado e complicado, para os personagens é super normal e até prazeroso! Não há clima, não há afeto. Há apenas a busca desesperada e desenfreada do Noah de conquistar a Mara que não está nem aí pra ele e mesmo assim ele fica cada vez mais atraído por esse comportamento dela. Esse romance "chatinho" atrapalhou bastante o desenrolar da história, pois, pra ser sincero, eu estava louco pra saber o que estava acontecendo e nos melhores momentos... PÁ! Aparecia mais cenas insuportáveis de romantismo enrolado, fazendo com que o clímax fosse cortado.

O final da trama deixa claro que haverá continuação. Além disso há uma reviravolta assustadora e conflituosa. Apesar disso, não gostei de como encerrou, pois muitas questões ficaram sem sem respondidas e o leitor fica sem entender o que exatamente acontece com Mara e Noah. No todo, esperava mais.

Esse é um dos livros que comprei pela capa. E que capa! Há uma mistura de leveza e pesar, de profundidade e um ar de drama psicodélico que junto com o título, desperta no leitor, uma certa curiosidade: "Quem é Mara Dyer? Dessa forma é difícil não se interessar pelo livro.

Se indico? Posso dizer que sim, mas o que vem depois é uma questão de amar ou largar. A escolha é sua.

Resultado de imagem para mara dyer Resultado de imagem para mara dyer