Estreou na indústria fonográfica com o álbum The Fame que deu ao mundo a graça de ouvir músicas épicas como Just Dance, Paparazzi e Poker Face. Venceu muitos prêmios e conquistou muitos Little Monsters (apelido para os fãs da cantora) ao redor do mundo.
Sou um admirador da Gaga e por isso resolvi fazer um post especial. Esse será o primeiro de outros posts com artistas musicais. Abaixo listei as melhores músicas (+ dois bônus) da Gaga.
Alejandro
Álbum: The Fame Monster

Judas
Álbum: Born This Way

Acontece que Gaga é muito misteriosa e algumas vezes ela prefere trabalhar com metáforas para compor. A faixa começa com a cantora gritando pelo nome de Judas acompanhado de batidas pulsantes e pesadas. Há muita repetições o que faz com que qualquer um que escute fique cantando logo após. A música é bem eletro dance e tecno-tribal e tem influência forte do Europop.
Edge of Glory
Álbum: Born This Way
A faixa mais dotada de sentimentos do álbum é muito pop e cativante. Os vocais são incríveis. Acho que é uma das músicas mais injustiçadas de todos os álbuns pois podia ser melhor aproveitada. O clipe da faixa está incrível com um ambiente urbano-dark-cinematográfico e rock, mas poderia ter recebido um belo clipe épico assim como a música. Até que teria, mas o clipe foi cancelado. A música começa com uma melodia gostosa que só vai crescendo ao longo da música e o refrão chega como uma explosão dançante. Ainda tem um trecho tocado com sax o que deixa a música ainda mais perfeita e inovadora. Um hino da música pop.
Essa é minha capa predileta.
You and I

Álbum: Born This Way
You and I é épica, perfeita, criativa e inigualável. Uma música completamente gostosa com um ritmo cativante. Sem muitas batidas eletrônicas, há um investimento nos vocais da Gaga e referências das mais variadas formas. A faixa é um pop-country-rock e os vocais e os solos de guitarra dão vida a música. O clipe traz vários alter-egos da cantora inclusive seu lado masculino: Jo Calderone. Se tem uma artista que gosta de impactar e causar é Lady Gaga.
Applause
Álbum: ARTPOP
Música que deu o que falar em seu lançamento. Teve até guerra virtual entre fãs da cantora e fãs da Katy Perry pra ver quer hitava mais. A expectativa em cima da música foi enorme e todos os Little Mosters estavam esperando um Bad Romance 2.0, mas todos foram pegos de surpresa. Quando ouvi essa música pela primeira vez, fiquei meio perdido e confuso porque não parece ser um estilo da Lady Gaga. Diferente das músicas anteriores, Applause não é uma obra madura e sim algo bem colorido, divertido e energético, digna de ser tocada em festas. Não que seja algo ruim, mas mostra o quanto Lady Gaga pode ser flexível e inovadora. Traz uma melodia chiclete e batidas de outro mundo. A letra é muito curiosa e fala sobre chamar atenção e receber aplausos (fama). O clipe traz muitas referências artísticas e cada ícone representado trás uma menssagem. Na verdade Gaga quis mesclar arte com música e fazer de seu álbum uma verdadeira obra de arte com pegada futurística. Infelizmente essa foi a pior era dela. A ideia não colou muito bem. Em contraste com Born This Way que é pesada e obscura, Applause é limpa e tecnológica. Pura energia.
*Bônus:
Bad romance
Álbum: The Fame Monster

Poker Face
Álbum: The Fame

No dia 21 desse mês, será lançado um novo álbum chamado Joanne, com músicas fresquinhas. Já tem músicas que chegaram pra ficar mas tem um estilo totalmente contrário do que a Gaga tinha no ínicio. Se ela era pop chiclete teen-style a lá superstar, agora ela está muito madura e com estilos diferentes como o rock, country e folk. Houve uma grande evolução vocal e pessoal também. Resta esperar para ver o que essa nova fase da cantora nos proporcionará.