Título: O Chamado do Cuco
Autor: Robet Galbraith ( J.K Rowling )
Páginas:
Avaliação: 4,5 / 5
Sinopse
Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.
Strike é um veterano de guerra, ferido física e psicologicamente, e sua vida está em desordem. O caso lhe garante uma sobrevida financeira, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas e mais perto do perigo ele chega.
Um emocionante mistério mergulhado na atmosfera de Londres, das abafadas ruas de Mayfair e bares clandestinos do East End para a agitação do Soho. O chamado do Cuco é um livro maravilhoso. Apresentando Cormoran Strike, este é um romance policial clássico na tradição de P. D. James e Ruth Rendell, e marca o início de uma série única de mistérios.
Comentário
Que a autora desse livro é a J.K Rowling, isso não é nenhuma surpresa. O que surpreende é que a escrita dela está incrivelmente diferente, mais madura. Esse livro apresenta uma trama que deixa qualquer intrigado. É impossível resistir a uma boa história de detetive.
Primeiro vou dizer e reforçar o que muita gente anda dizendo ou escrevendo por aí: Harry Potter não tem nada a ver com O Chamado do Cuco. Se eu não soubesse quem escreveu o livro, diria que era outro autor. Vale ressaltar que é um livro adulto e traz assuntos como violência, drogas e sexo.
Dividido em prólogo, seis partes e epílogo, o livro gira em torno da morte de Lula Landry, uma modelo famosa e problemática. Seu cadáver aparece espatifado na rua de Mayfair, em Londres, levando muitos a entender que foi um suicídio. Seu irmão, porém, acredita ser um assassinato e decide procurar a ajuda do detetive Cormoran Srike.
Strike dá início à investigação, onde se depara com grandes perigos e deve agir com muita responsabilidade. Ele conta com a ajuda de sua secretária temporária: Robin Ellacott. Ao decorrer da trama, ele investiga pessoas próximas a Lula, como parentes e amigos. Segredos vão sendo revelados e suspeitos vão surgindo, tornando a história ainda mais arrebatadora .
O livro não foca somente na morte de Lula, mas vai além disso. Além da investigação, a autora fez questão de nos apresentar a infância e os conflitos da vida de Strike e nos mostra a vida amorosa de Robin. Dessa forma é impossível não se apegar ao detetive e a sua assistente. Porém, confesso que prefiro a Robin. Acho que a autora deveria escrever um livro usando ela como personagem principal, ao invés de Strike.
Só há um ponto negativo nisso tudo: as partes que contam a vida particular de Strike são demoradas e a leitura acaba ficando cansativa e entediante. O que mais interessa na obra é a vontade de saber o que aconteceu com Lula Landry. Às vezes a curiosidade era tão grande que quase pulava para o final.
Após formar minhas teses, cheguei nas últimas folhas, na parte da revelação. É muito surpreendente e chocante. Principalmente pelo fato de eu ter errado o assassino. Eu nunca teria acertado. É de deixar qualquer leitor boquiaberto.
Realmente recomendo O Chamado do Cuco. Principalmente para quem gosta do gênero policial.