quarta-feira, 10 de julho de 2013

RESENHA: O Código Da Vinci - Dan Brown



Título: O código Da Vinci
Autor: Dan Brown
Ano: 2003
Páginas: 480 ( 367 em edição econômica)
Editora: Arqueiro/ Sextante
Avaliação: 4 / 5


Sinopse

Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos.


Comentário



"Quando não existe resposta correta para uma pergunta, só há uma resposta honesta.
A área cinzenta entre o sim e o não.
O silêncio."

   Provocante. Nessa minha segunda leitura do autor, o livro se revela extremamente provocante. Isto porque o autor desafia o leitor a embarcar numa trama fantástica. É uma história envolvente desde o começo até o fim.
   Mais uma vez Dan Brown me surpreendeu. Quem já leu, sabe que ele costuma usar a mesma fórmula em seus livros, "um professor é chamado em uma cena de um crime e ao perceber que há símbolos presentes, entra em um mundo de revelações sorpreendentes". Apesar disso, ele é um mestre da descrição.
   A história é tão bem desenvolvida que ás vezes cria-se a vontade de participar, de desvendar, e esse é o divertido da obra. Não consegui parar de ler. Vale ressaltar que Dan Brown tem uma escrita muito avançada e adulta.
  No meio do livro, começa uma seção de revelações surpreendentes, o que faz qualquer um parar pra refletir. É aí que eu encontrei um ponto negativo no livro. Por ser fatos chocantes sobre a vida de Jesus e a igreja católica, Dan pode causar polêmicas em boa parte dos leitores. Eu, particularmente, não acredito nesses fatos, penso que o autor foi muito além e acabou misturando ficção com realidade. Por Exemplo: "Jesus foi casado com Maria Madalena", essa é somente uma das diversas afirmações. 
   A parte do livro mais interessante, é o final, onde tudo é revelado, e uma dessas revelações mais impressionantes é a identidade do Mestre, o vilão que até o momento recebia esse nome.
    Se você gosta de surpresas, mistérios e muita ação, esse é um dos livros que eu mais indico. Vale a pena ler. 
   
Já leu? Vai ler? Comentem!