sábado, 10 de agosto de 2013

RESENHA: A Culpa é das Estrelas - John Green


Título: A Culpa é das Estrelas
Autor: John Green
Ano: 2012
Páginas: 286
Editora: Intrínseca
Avaliação: 3,5 / 5 

Sinopse

Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.

Comentário

Alguns infinitos são maiores que outros ...

Este livro é cheio de citações absolutamente belas! As citações foram, na verdade o que me fez decidir começar a ler o livro. Eu as vejo publicadas em todos os lugares ( blogs, facebook, youtube, ...). A curiosidade só aumentava até que resolvi ler logo.

"Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra." 


Eu tinha tanta expectativa para este livro, - assim como a maioria que vão ler ou leu -  que eu estava meio com medo de me decepcionar. Não me decepcionei! John Green é um autor verdadeiramente surpreendente, ele tem um jeito único de escrever. Ele é capaz de descrever de modo verdadeiramente uma adolescente vivendo com câncer.

O John consegue nos fazer sentir o que cada personagem sente e isso torna a leitura mais legal. Ele foca bastante no romance da Hazel e do Gus. Em um dos momentos do livro, o casal vai para Amsterdã o que da ao livro um toque especial e que aproxima mais os dois.


"O importante não é o que as vozes estão dizendo, o que quer que seja, mas o que as vozes estão sentindo."                                                                                                                                                       
"- Estou numa montanha-russa que só vai para cima - falou.
 - E é meu privilégio e minha responsabilidade seguir nessa montanha-russa até o topo com você - retruquei."

Ele é um daqueles poucos livros em que você não quer que termine nunca. 

No final fiquei bem emocionado. Não chorei como já havia lido nos comentários de outras resenhas, mas fiquei com o coração apertado. Fiquei bem triste e inconformado com algumas coisas.                                                                                  
A Culpa é das Estrelas é um belo livro, com momentos bonitos e uma bela história. É uma coisa simples, não tem reviravoltas. É o tipo de livro para se refletir a respeito do amor, da vida e do câncer. Acho que vai ser difícil, digo até impossível esquecer essa história.

Se eu recomendo? Com certeza!




Clique aqui para ver o post Li até a página 100 que fiz sobre esse livro.