sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

RESENHA: Terras Metálicas - Renato C. Nonato

Título: Terras Metálicas
Autor: Renato C. Nonato
Ano: 2013
Páginas: 616
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura brasileira)

Sinopse

   A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. 
   A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar… Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos… Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos… Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.


Comentário

    Divertido e diferente. São essas as palavra que melhor caraterizam Terras Metálicas.

    Esse livro foi uma surpresa para mim, porque ele se mostrou bem diferente de todas as expectativas que eu tinha sobre ele. Quando iniciei a leitura, fiquei bastante empolgado, e na medida que as páginas vão passando, é impossível não querer conhecer mais e mais sobre a gigante Esfera.
    O livro não é somente história. É pura lição de moral e é educativo. Ele leva o leitor a refletir sobre o futuro do planeta Terra.

Trama


   A trama acontece na Esfera, uma réplica da Terra dentro da própria Terra, porém com estruturas de metal. Esse ambiente artificial foi construído para abrigar a humanidade, pois a superfície do planeta já não era mais habitável. Pode-se perceber que por ser engenheiro, o autor nos mostra um pouco o mundo da engenharia durante a descrição dos ambientes.
   O livro nos mostra o dia-a-dia de um grupo de amigos na Esfera. Eles se conhecem há bastante tempo e são loucos por aventura. Quando descobrem que a Esfera está em risco, eles não perdem a oportunidade de buscar embarcar em mais uma jornada para salvar seu lar, mesmo se for correr riscos e enfrentar gente perigosa. 
  O leitor pode se divertir muito com as partes das cerimônias de formatura e a viagem para as Áreas Afastadas.
   O final do livro é incrível, com muita ação e revelações de tirar o fôlego. Também deixa claro que haverá uma continuação. O que resta é a ansiedade.

"- Rezando?

- Pensando!- Camila concluiu.- Só o cérebro vai nos tirar daqui."   p. 218

Personagens


  O autor não fica preso somente nos personagens principais e nos apresenta uma gama de novos personagens. Todos são cativantes.
    O leitor logo se apega a eles. O que seria do livro sem Rachel, Camila, Tales, Ângelo e Isabela.
   Além dos humanos, também tem os tashis, pequenas esferas de silício que fazem companhia para alguns dos personagens. São eles: Tashi, Liceu, Nirvana e Sagitária. Esses robôs flutuantes são muito divertidos e cada um possui uma característica marcante.

"- Perto do momento decisivo é que descobrimos quem são os valentes e quem são os covardes - Nirvana alfinetou, tomando a dianteira."   p. 588

Estrutura

    O livro possui 616 páginas, páginas amareladas. Alguns capítulos são um pouco longos
    Os diálogos são muitas vezes engraçados. São adaptados de acordo com a faixa etária dos personagens.
    A capa é de grande parte azul e trás a ilustração de uma esfera com a circunferência metálica. É possivelmente a representação da Esfera.


Terras Metálicas possui uma leitura leve e intrigante. Deixa no leitor a recordação de uma amizade verdadeira, perseverante e esperançosa.

"... Eu... Eu quero achar... as Terras Verdes!"   p. 569