sábado, 28 de junho de 2014

Resenha: O Filho de Netuno - Rick Riordan

Título: O Filho de Netuno
Autor: Rick Riordan
Ano: 2012
Páginas: 432
Editora: Intrínseca
Avaliação: 5 / 5

Sinopse

A vida de Percy Jackson é assim mesmo: uma grande bagunça de deuses e monstros que, na maioria das vezes, acaba em problemas. Filho de Poseidon, o deus do mar, um belo dia ele acorda de um longo sono e não sabe muito mais do que o seu próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de semideuses, mas o lugar não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth.

Com seus novos amigos, Hazel e Frank, Percy descobre que o deus da morte, Tânatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Juntos, os três embarcam em uma missão aparentemente impossível rumo ao Alasca, uma terra além do controle dos deuses, para cumprir seus papéis na misteriosa Profecia dos Sete. Se falharem, as consequências, é claro, serão desastrosas.



Comentário

O livro começa com Percy Jackson correndo pelas colinas próximas à São Francisco, Califórnia. Após fugir de monstros, ele acaba se encontrando com dois semideuses romanos. Romanos? É Isso mesmo. Os semideuses o levam até um acampamento. Mas não é o conhecido acampamento Meio-Sangue. É o Acampamento Júpiter, com semideuses romanos. Percy conhece o novo lar e se torna amigo dos personagens citados: Frank e Hazel.

Não fiquei surpreso com tudo isso porque já sabia, antes de começar a ler a série. Mas fiquei completamente ansioso para conhecer os novos personagens e o novo acampamento, que é muito diferente do outro. A medida que o leitor conhece o acampamento, ele se sente como se estivesse presente no local, principalmente porque o livro traz um mapa para ilustrar.

Narrado em terceira pessoa, o livro prende o leitor do começo ao fim. O trio de semideuses do livro é melhor do que o anterior ( Jason, Piper, Leo ) Tirando o Leo, que é meu personagem favorito até agora. Como disse na resenha do livro anterior, os personagens estão mais maduros. A aventura, na minha opinião, também é melhor do que no primeiro livro. É um livro mais romano do que grego.

"Sigam até o Alasca. Encontrem Tânatos e o libertem. Voltem até o pôr do sol do dia vinte e quatro de junho ou morram."

Agora um pequeno spoiler: A capa ilustra um dos momentos da luta no Alasca quando Percy quebra parte da geleira Hubbard, fazendo ele e vários monstros despencarem em direção ao mar. Então, ele surge em cima de um pedaço de gelo com o estandarte do Acampamento Júpiter.

Enfim, Rick Riordan mais uma vez mostrou que sabe escrever uma excelente história. Se você adora uma boa aventura e mitologia grega e romana, O Filho de Netuno é altamente recomendável.

*Para ler a resenha de O Herói Perdido clique aqui

A Grande Profecia

"Sete meio-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo o mundo terá acabado.
Um juramento a manter um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte, afinal.