terça-feira, 7 de janeiro de 2014

RESENHA: Inferno - Dan Brown

Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Páginas: 448
Editora: Arqueiro
Avaliação: 4,5 / 5

Sinopse

Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.




Comentário

Inferno é o quarto livro com o protagonista Robert Langdon e posso dizer que quem é fã do autor, não vai se arrepender com a leitura da obra.
 
 O livro tem um começo confuso: Langdon acorda em um hospital com um ferimento na cabeça e com muita dor no corpo. Mas ele não sabe porque foi parar ali. Ao conhecer a Dr. Sienna Brooks, descobre que está com amnésia recente, por isso não se lembra de nada. É revelado então que ele está em Florença, Itália.
 
Quem já leu outros livros do autor sabe que o protagonista passa por lugares incríveis como o Vaticano e Paris. Dessa vez a escolha do autor foi um tanto espetacular, pois Florença é uma cidade repleta de obras de arte e monumentos chamativos. É uma cidade histórica.
 
Após um assassinato e tumulto no hospital, Langdon foge com Sienna e acaba indo para o apartamento dela. A partir disso, Sienna se torna companheira e ajudante dele durante a trama. Ao perceber que está sendo procurado pela polícia de Florença, os dois fogem pelas ruas da cidade. É onde começa de verdade uma verdadeira história alucinante que envolve muito mistério, reviravoltas e muita ação.
 
É de impressionar os locais que o autor descreve. É o mestre da descrição. Ás vezes parecia que eu estava lá observando tudo acontecer. Florença é uma cidade que desejo conhecer desde então. É o berço do renascimento. A trama  também acontece em outras cidades vou parar por aqui senão vai ter spoilers.

O livro também possui quotes intensos e bem colocados.

"Quando se está nadando em um túnel, chega um momento em que não tem mais fôlego para voltar. A única alternativa é seguir nadando rumo ao desconhecido... e rezar por uma saída."   p.113

 
Durante a leitura de Inferno, acabei pesquisando muito e buscando imagens sobre os monumentos e os locais citados, pois é algo que realmente é despertado no leitor. É quase impossível ficar somente preso ao texto. Era como interagir com a trama.
  
O livro ainda traz]] um tema super interessante: a superpopulação. Ao mesmo tempo que a obra se mostra um livro de muita ação, com cenas de tirar o fôlego, é imprescindível ressaltar que o autor deixou claro qual foi a sua ideia ao escrever Inferno.Isso me fez refletir sobre a situação do mundo em relação a isso. Zobrist é um louco que pretende acabar com esse problema com a liberação de uma peste no mundo. A missão de Langdon é impedir que essa peste seja liberada.
 
Assim como os outros livros, o final é surpreendente e único, ao mesmo tempo, um pouco decepcionante. Porque deixou a desejar. Por mais que eu imaginasse um final, passei longe de acertar.  

A capa mostra alguns elementos que compõem a história do livro. Nela aparece a imagem da cidade de Florença e o destacado Dante Alighieri. Ele é o autor de A Divina Comédia, obra bastante citada durante a leitura e que se relaciona com os acontecimentos.

"... Acredite, eu sei como é se sentir sozinho... e o pior tipo de solidão que existe é a solidão de ser incompreendido. Ela pode fazer as pessoas perderem a noção de realidade."   p.431
 
Como ponto negativo, a obra mais uma vez traz uma história repetitiva: Langdon é chamado para desvendar um mistério. Conhece uma mulher que se torna sua ajudante e acompanhante por quase toda a trama. Se você nunca leu nenhum livro de Dan Brown. Tudo bem. Mas se já leu outros, sabe do que estou falando.
 
 Recomendo principalmente aos amantes de mistérios, ação e história. Inferno é uma obra de arte.