sábado, 4 de abril de 2015

Resenha: Os Assassinos do Cartão-Postal

Título: Os Assassinos do Cartão-Postal
Autores: James Patterson e Liza Marcklund
Páginas: 303
Editora: Arqueiro
Avaliação: 3,5 / 5

Sinopse

Os Assassinos do Cartão-Postal - Uma viagem para conhecer as mais belas cidades da Europa é o sonho de qualquer pessoa. Porém, o detetive da NYPD Jacob Kanon não está interessado nos pontos turísticos. Após receber a notícia do brutal assassinato de sua filha e namorado, mortos em Roma, Kanon viaja para o Velho Continente para tentar juntar pistas sobre o crime que mudou sua vida. E a onda de assassinatos está só começando: jovens casais são encontrados mortos em Paris, Copenhague, Berlim e Estolcomo.
Os crimes parecem não estar conectados, com exceção de um cartão-postal enviado para o jornal local da cidade de cada nova vítima. Quando a repórter sueca Dessie Larsson recebe um postal, Kanon junta forças com a jornalista e partem para o novo destino para tentar capturar o serial killer.


Comentário

Escrito pelo conhecido James Patterson, junto com Liza Marcklund, o livro nos trás uma história interessante e empolgante que nos envolve de uma certa forma que é difícil controlar a vontade de dar uma espiadiadinha nas últimas páginas. Acontece que a curiosidade fica "latejando" na mente desde o momento que se inicia a leitura porque logo no primeiro capítulo acontece um assassinato bem indiscreto onde já é possível saber quem são os assassinos: um casal de jovens super atraentes (Sylvia e Mac) e com interesses bem macabros.

O livro tem uma trama inteligentíssima. O autor está de parabéns tanto por saber lidar com o desenvolvimento da história, ou seja, com a manipulação das situações, quanto escolher bem os personagens e o espaço dos acontecimentos. A maior parte deles ocorrem nas lindas e glamurosas cidades da Europa, ou seja em alto estilo e elegância.

Há uma enorme facilidade de acompanhar o texto já que os capítulos são extremamente curtos. A maioria deles não passa de duas páginas. Não há duvidas de que o livro está na lista dos livros do tipo "só mais esse capítulo". Os capítulos também variam o foco ora em Jacob e Dessie, ora em Sylvia e Mac.

Confesso que em toda a história, as partes que mais achei empolgantes são as dos assassinos. São partes intensas onde na maioria das vezes acontecem os assassinatos, que são muitos! Essa quantidade de mortes têm um sentido surpreendente quando as revelações vêm a tona. Mas antes disso o leitor fica com um grande ponto de interrogação na cabeça. 

Sobre os personagens, posso dizer que o principal, Jacob, não me chamou muita atenção. Ele tem uma personalidade forte mas não conseguiu me comover. Acho que a Dessie se destacou mais do que ele. Mas sem dúvidas os assassinos são a atração do livro. São muito calculistas, frios... enfim, psicopatas. 

"Ele colocou os sapatos sem desfazer os cadarços e vestiu a jaqueta de camurça. Em seguida, parou ao lado da porta, hesitanto.
  - Desculpe. Eu... sinto muito.
  O batente estremeceu quando ele bateu a porta atrás de si.
  Jacob se foi, pensou Dessie. O policial está de volta."     pág. 192

Os Assassinos do Cartão-Postal é uma mistura de sentimentos, crueldade e arte. É uma viável e bela mistura que se bem apreciada, pode resultar em horas e horas de leitura. Com leitura fácil, pode ser lida em um dia apesar de suas 303 páginas. É só mergulhar na leitura e viver o que está sendo lido. Não há dúvidas de que Patterson em parceria com Liza foram geniais na produção do livro. Fizeram um belo trabalho.