quarta-feira, 18 de setembro de 2013

RESENHA: Chão de Fábrica - Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia

  Título: Chão de Fábrica
  Autores: Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia
  Ano: 2013
  Páginas: 98
  Editora: Bússola
  Avaliação: 3,5 / 5

Sinopse


Em meio à festa de confraternização de uma indústria gráfica, um jogo de sedução embalado pelo clima de festividade e pelo álcool é o ponto de partida para uma intrincada trama em torno do desaparecimento de uma bela funcionária.

Desvendar o desaparecimento da moça fica a cargo dos investigadores Mosca e Pudim, que se deparam com inquietantes e inusitadas descobertas. Mais uma intrigante história em quadrinhos da dupla Paulo Garfunkel e Libero Malavoglia – criadores do já consagrado personagem Vira-Lata que, nesta obra, abrem o segmento de histórias em quadrinhos no catálogo da editora Bússola.

Apresentada por Dráuzio Varella no texto Uso e Abuso do Álcool (abaixo), Chão de Fábrica configura-se numa história em quadrinhos que trata dos perigos do uso e abuso do álcool, fazendo com que a obra seja direcionada ao público jovem e adulto.

Comentário

   Chão de fábrica é, antes de mais nada, um livro divertido e simples. Trás a história de Mosca e Pudim, dois investigadores que são chamados para desvendar o caso de Maria Clara, funcionária de certa empresa que desapareceu. Esse enredo me deixou bastante curioso. 
   O livro é marcado por falas curtas e as ilustrações em preto e branco bem legais. A história e os personagens realmente prendem. É um livro fino, comecei a ler assim que chegou e logo terminei. 
   
A mensagem principal do livro é o consumo abusivo do álcool. Quem lê, tem noção de como a bebida influencia nas escolhas de muitos personagens e essa é a mensagem que os autores nos passam. O livro também é marcado por amor, ódio, violência e segredos.

   



Recomendo para os amantes de HQs.