segunda-feira, 17 de março de 2014

Entrevista de Paulo Levy ao portal Saraiva Conteúdo

O autor nacional Paulo Levy fala a rspeito de seu personagem favorito na literatura policial.




Por Zaqueu Fogaça



Na história da literatura policial, o escritor belga George Simenon (1903-1989), criador do comissário Julio Maigret, ocupa um lugar de destaque, colocado ao lado de medalhões do gênero como Agatha Christie e Arthur Conan Doyle.



Escritor prolífico, Simenon publicou em 40 anos de carreira em torno de 75 romances e 155 contos. Essa produtividade, de acordo com escritor brasileiro de literatura policial, Paulo Levy, se deve “ao fato de ele ter aprendido a escrever rápido com a experiência que teve como jornalista, profissão que exerceu no início de sua carreira”.

Fascinado pelas histórias de Simenon, o autor de Réquiem Para Um Assassino (Bússola) e Morte na Flip (Bússola), protagonizados pelo delegado Joaquim Dornelas, destaca que Simenon trouxe inovações ao gênero ao “criar personagens comuns, humanos, e dar um toque mais realista a sua literatura, o que até então não havia acontecido nos demais autores”.

Para quem deseja se aventurar pelas páginas das obras de George Simenon, Levy sugere o romance O Amigo de Infância de Maigret(L&PM) e justifica: “Esse é um livro marcado por elementos que considero essenciais em um romance policial: o lado humano, o passado e os dramas pessoais do protagonista e, claro, um texto saboroso, de leitura rápida”.